A bela jardineira, conhecida como Madonna e a criança com São João, o Batista por Rafael
1505-1508
RAFAEL
A bela jardineira, conhecido como Madonna e a criança com São João, o Batista
Óleo sobre painel de madeira (122cm x 80cm)
Museu do Louvre, Paris
Ala Richelieu, 1° andar, sala 710
A Virgem está sentada sobre um afloramento em um prado ou um jardim exuberante com plantas e botões de flores. Essa configuração em meio a natureza deu à obra seu conhecido título A bela jardineira.
Maria está acompanhada por Cristo menino e São João, o Batista que
se ajoelha diante de seu primo, sua mão direita segurando uma cruz que
prevê o sacrifício de Cristo. O menino Jesus está em cima do pé de Sua mãe
e consegue alcançar com uma de suas mãos um livro de
oração, onde Seu destino já está escrito. Olhando para baixo, a Virgem
segura a criança em um abraço tranquilizador. As figuras, unidas pela
interação de gestos e olhares, irradiam um sentimento sereno de
intimidade que é enfatizado pela composição piramidal da pintura.
Rafael (Urbino, 1483-Roma 1520), que foi ativo em Florença
entre 1504 e 1508, formulou e idealizou o arquétipo da Virgem e da criança.
A versão do Louvre é da coleção de Francis I, e é um dos trabalhos mais brilhantes de Rafael. A Virgem personifica o ideal do pintor da beleza feminina. Ela está cercada por flores espalhadas meticulosamente, incluindo violetas, símbolo da humildade da
Virgem, e columbinas, símbolo da paixão de Cristo. A pintura é a síntese do maneirismo lapidado de Perugıno, professor de Rafael, e das obras monumentais de Leonardo da Vinci e Michelangelo.
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