As bodas de Caná (The Wedding of Cana) por Paolo Veronese
1563
PAOLO VERONESE
As bodas de Caná
Óleo sobre tela (6,77m x 9,94m)
Museu do Louvre, Paris
Ala Denon, 1° andar, sala 711
Durante um banquete de casamento em Caná, na Galiléia, o vinho acaba antes do final da refeição. Jesus pede aos serviçais para encherem cinco jarras com água e então servirem o mestre da celebração, que percebe que a água foi transformada em vinho. Foi o primeiro milagre de Jesus. Nessa obra, o artista transpõe esse episódio da vida de Cristo para o suntuoso cenário da celebração de um casamento da Renascença veneziana. Os convidados vestem trajes magníficos, os pratos servidos são feitos de ingredientes valiosos, e os inúmeros servos e músicos confirmam a importância da ocasião. As vestes simples de Cristo e da Virgem contrastam com as vestimentas suntuosas dos demais convidados. Vários símbolos evocam a Paixão de Cristo e a celebração da Eucaristia, incluindo o cordeiro sendo trinchado e o jarro de vinho logo acima da figura de Jesus, além das flores brancas atiradas por um convidado no canto superior direito da pintura.
Paolo Veronese (Verona, 1528-Veneza, 1588) pintou essa obra em 1563 para refeitório do mosteiro beneditino de San Giorgio Maggiore, em Veneza, que foi construído por Palladio. Ele superlotou a tela de 66 metros quadrados com 130 pessoas; é a maior pintura no Louvre. O comité do artista exigiu o melhor material para o trabalho: lápis-lazúli para o azul, cromo amarelo e rosalgar para os amarelos, laca vermelha para os vermelhos e verdete para os verdes. Efeitos de iluminação magıstrais
dão vida às cores e conferem uma sensação de transparência às sombras.
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