A consagração do imperador Napoleão e a coroação da imperatriz Josefina em 2 de dezembro de 1804 (The Consecration of the Emperor Napoleon) por Jacques-Louis David


1806 - 1807

JACQUES-LOUIS DAVID

A consagração do imperador Napoleão e a coroação da imperatriz Josefina em 2 de dezembro de 1804

Óleo sobre tela (6,21m x 9,79m) 
Museu do Louvre, Paris 
Ala Denon, 1° andar, sala 702


Esta tela imensa representa um momento crucial na coroação de Napoleão

Bonaparte, em 2 de dezembro de 1804, na Catedral de Notre-Dame de Paris. Coroado - como os

imperadores romanos - com um diadema de folhas de louro douradas, Napoleão está prestes a colocar a coroa imperial na cabeça de sua esposa Josefina. O Papa Pio VII pode ser visto à direita, com sua mão

erguida em sinal de benção. Jacques-Louis David (Parıs, 1748- Bruxelas, 1825) estava presente na cerimônia

durante a qual teve a oportunidade de retratar muitos dos convidados, chegando a incluir sua própria imagem

no centro da galeria, olhando a cena do alto, a esquerda. David.se inspirou na

Coroaçao de Maria de Médici, do pintor flamengo Peter Paul Rubens apresentando uma longa fileira de

personagens organizadas por "sua classe social clérigo, cardeais, embaixadores, militares e membros da

família de Bonaparte, ao mesmo em que mantém uma configuração unificada e harmoniosa.

As irmãs de Napoleão aparecem vestidas de branco, e seus irmãos usam chapéus renascentistas.

As damas de honra de Josefina erguem sua cauda vermelha de veludo com pêlo de arminho e

bordados de abelhas que simbolizam império. Há quase duzentas pessoasretratadas nesse documento visual, das quais mais de cem são retratos feitos

em estúdio - uma tarefa enorme que levou três anos para ser executada

por David e seu aluno Georges Rouget. Napoleão estava determinado a

impor sua legitimidade como imperador: ele insistiu para que sua mãe

Maria Letícia Bonaparte cujo nome de solteira era Ramolino (ela era

contra a coroação e se recusou a participar da cerimônia), aparecesse na pintura

em um lugar de honra. Ao ver a obra, Napoleão exclamou: “Quanta veracidade!

Isso não uma pintura, as pessoas vivem dentro dessa Imagem”.


Fontes do texto e imagem e vídeo:

Texto - Livro Meu Louvre 21 obras para emoldurar, Senac
 

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