A consagração do imperador Napoleão e a coroação da imperatriz Josefina em 2 de dezembro de 1804 (The Consecration of the Emperor Napoleon) por Jacques-Louis David
1806 - 1807
JACQUES-LOUIS DAVID
A consagração do imperador Napoleão e a coroação da imperatriz Josefina em 2 de dezembro de 1804
Óleo sobre tela (6,21m x 9,79m)
Museu do Louvre, Paris
Ala Denon, 1° andar, sala 702
Esta tela imensa representa um momento crucial na coroação de Napoleão
Bonaparte, em 2 de dezembro de 1804, na Catedral de Notre-Dame de Paris. Coroado - como os
imperadores romanos - com um diadema de folhas de louro douradas, Napoleão está prestes a colocar a coroa imperial na cabeça de sua esposa Josefina. O Papa Pio VII pode ser visto à direita, com sua mão
erguida em sinal de benção. Jacques-Louis David (Parıs, 1748- Bruxelas, 1825) estava presente na cerimônia
durante a qual teve a oportunidade de retratar muitos dos convidados, chegando a incluir sua própria imagem
no centro da galeria, olhando a cena do alto, a esquerda. David.se inspirou na
Coroaçao de Maria de Médici, do pintor flamengo Peter Paul Rubens apresentando uma longa fileira de
personagens organizadas por "sua classe social clérigo, cardeais, embaixadores, militares e membros da
família de Bonaparte, ao mesmo em que mantém uma configuração unificada e harmoniosa.
As irmãs de Napoleão aparecem vestidas de branco, e seus irmãos usam chapéus renascentistas.
As damas de honra de Josefina erguem sua cauda vermelha de veludo com pêlo de arminho e
bordados de abelhas que simbolizam império. Há quase duzentas pessoasretratadas nesse documento visual, das quais mais de cem são retratos feitos
em estúdio - uma tarefa enorme que levou três anos para ser executada
por David e seu aluno Georges Rouget. Napoleão estava determinado a
impor sua legitimidade como imperador: ele insistiu para que sua mãe
Maria Letícia Bonaparte cujo nome de solteira era Ramolino (ela era
contra a coroação e se recusou a participar da cerimônia), aparecesse na pintura
em um lugar de honra. Ao ver a obra, Napoleão exclamou: “Quanta veracidade!
Isso não uma pintura, as pessoas vivem dentro dessa Imagem”.
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