A inspiração do poeta (The inspiration of the poet) por Nicolas Poussin


 


c. 1630

NICOLAS POUSSIN

A inspiração do poeta

Óleo sobre tela (1,83m x 2,13m) 
Museu do Louvre, Paris 
Ala Richelieu, 2° andar, sala 826


Apolo, o Deus da luz, da poesia e da música domina o centro dessa obra.

Ele identificado por sua lira, o instrumento musical por excelência do poeta grego clássico. A musa Calíope está à esquerda; ela é o espírito da eloquência e da poesia épica. À direita, um poeta (talvez o autor romano Virgílio), escreve em uma tábua, inspirado pelo patrono divino das artes. No chão, aos pés do deus, estão os textos encontrados na literatura clássica: a Ilíada e a Odisseia, do poeta grego Homero, e a Eneida, do romano Virgílio.

O significado exato dessa pintura permanece um mistério. Talvez seja uma evocação idílica da

inspiração artística ou uma tentativa de descrever as artes da poesia e da pintura no mesmo nível de prestígio. Todos os detalhes pictóricos são tirados de fontes clássicas. A luz dourada do sol poente ilumina as formas, e a escolha do pintor de usar predominantemente tonalidades quentes indica influência de Ticiano.

Nicolas Poussin (Les Andelys, 1594-Roma 1665) foi um artista altamente cultuado, que passou maior parte de sua vida na ltália e foi muito admirado por especialistas franceses. Suas criações frequentemente retratam temas religiosos, história antiga e mitologia, sendo fiéis retratos do classicismo francês. Essa tela estava originalmente na coleção do cardeal Mazarino e foi legada a Luís. XIV.


Fontes do texto e imagem e vídeo:

Texto - Livro Meu Louvre 21 obras para emouldurar, Senac

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A virgem do chanceler Rolin (The Virgin and Child with Chancellor Rolin) por Jan van Eyck

Retrato de Lisa Gherardini, conhecido como Mona Lisa (Portrait of Lisa Gherardini, known as Mona Lisa) por Leonardo da Vinci