A inspiração do poeta (The inspiration of the poet) por Nicolas Poussin
c. 1630
NICOLAS POUSSIN
A inspiração do poeta
Óleo sobre tela (1,83m x 2,13m)
Museu do Louvre, Paris
Ala Richelieu, 2° andar, sala 826
Apolo, o Deus da luz, da poesia e da música domina o centro dessa obra.
Ele identificado por sua lira, o instrumento musical por excelência do poeta grego clássico. A musa Calíope está à esquerda; ela é o espírito da eloquência e da poesia épica. À direita, um poeta (talvez o autor romano Virgílio), escreve em uma tábua, inspirado pelo patrono divino das artes. No chão, aos pés do deus, estão os textos encontrados na literatura clássica: a Ilíada e a Odisseia, do poeta grego Homero, e a Eneida, do romano Virgílio.
O significado exato dessa pintura permanece um mistério. Talvez seja uma evocação idílica da
inspiração artística ou uma tentativa de descrever as artes da poesia e da pintura no mesmo nível de prestígio. Todos os detalhes pictóricos são tirados de fontes clássicas. A luz dourada do sol poente ilumina as formas, e a escolha do pintor de usar predominantemente tonalidades quentes indica influência de Ticiano.
Nicolas Poussin (Les Andelys, 1594-Roma 1665) foi um artista altamente cultuado, que passou maior parte de sua vida na ltália e foi muito admirado por especialistas franceses. Suas criações frequentemente retratam temas religiosos, história antiga e mitologia, sendo fiéis retratos do classicismo francês. Essa tela estava originalmente na coleção do cardeal Mazarino e foi legada a Luís. XIV.
.jpg)
Comentários
Postar um comentário