A virgem do chanceler Rolin (The Virgin and Child with Chancellor Rolin) por Jan van Eyck
c.1435
Jan van Eyck
A virgem do chanceler Rolin
Óleo sobre painel de madeira
(66cmx62cm)
Museu do Louvre, Paris
Ala Richelieu, 2° andar, sala 818
Nicolas Rolin, chanceler do ducado de Borgonha, foi uma influente figura na corte do duque Filipe, o Bom. Entre 1432 e 1435, ele encomendou essa pintura de Jan van Eyck (Maaseik, 1390/1 395-Bruges 1441) para à donzela da capela na lgreja do Castelo de Notre-Dame, em Autun. O ducado foi um dos mais importantes estados europeus à época combinando dois ricos territórios: Borgonha e Flanders. O artista flamengo Jan van Eyck foi, dessa maneira, uma escolha óbvia para a comissão.
A pintura reflete a visão de mundo do século XV. A esquerda, o domínio terrestre é representado pelo chanceler de joelhos, com uma cidade medieval típica vista a distância. O reino celestial é mostrado à direita: a Virgem Maria é coroada, acompanhada de Jesus menino; um anjo paira acima, e uma cidade de igrejas pode ser vista atrás deles. O rio no centro da imagem divide o domínio celestial do terrestre.
Van Eyck se destacou no uso de tinta a óleo - ele é reconhecido por inventar o método - e empregou a perspectiva para retratar o mundo real com uma precisão surpreendente. As roupas do chanceler, as veias em suas têmporas e a coroa da Virgem - cada elemento minúsculo esta minuciosamente representado. Cada detalhe tem um significado simbólico. Flores, anımais e arquitetura contribuem para contar uma história maior, assim como a paisagem emoldurada pela loggia, formando uma pintura dentro de outra pintura.

Comentários
Postar um comentário