A virgem do chanceler Rolin (The Virgin and Child with Chancellor Rolin) por Jan van Eyck

 



c.1435 

Jan van Eyck 

A virgem do chanceler Rolin 

Óleo sobre painel de madeira (66cmx62cm) 
Museu do Louvre, Paris 
Ala Richelieu, 2° andar, sala 818 


    Nicolas Rolin, chanceler do ducado de Borgonha, foi uma influente figura na corte do duque Filipe, o Bom. Entre 1432 e 1435, ele encomendou essa pintura de Jan van Eyck (Maaseik, 1390/1 395-Bruges 1441) para à donzela da capela na lgreja do Castelo de Notre-Dame, em Autun. O ducado foi um dos mais importantes estados europeus à época combinando dois ricos territórios: Borgonha e Flanders. O artista flamengo Jan van Eyck foi, dessa maneira, uma escolha óbvia para a comissão. 

    A pintura reflete a visão de mundo do século XV. A esquerda, o domínio terrestre é representado pelo chanceler de joelhos, com uma cidade medieval típica vista a distância. O reino celestial é mostrado à direita: a Virgem Maria é coroada, acompanhada de Jesus menino; um anjo paira acima, e uma cidade de igrejas pode ser vista atrás deles. O rio no centro da imagem divide o domínio celestial do terrestre. 

    Van Eyck se destacou no uso de tinta a óleo - ele é reconhecido por inventar o método - e empregou a perspectiva para retratar o mundo real com uma precisão surpreendente. As roupas do chanceler, as veias em suas têmporas e a coroa da Virgem - cada elemento minúsculo esta minuciosamente representado. Cada detalhe tem um significado simbólico. Flores, anımais e arquitetura contribuem para contar uma história maior, assim como a paisagem emoldurada pela loggia, formando uma pintura dentro de outra pintura.


Fontes do texto e imagem e vídeo:
Texto - Livro Meu Louvre 21 obras para emouldurar, Senac

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Retrato de Lisa Gherardini, conhecido como Mona Lisa (Portrait of Lisa Gherardini, known as Mona Lisa) por Leonardo da Vinci

A inspiração do poeta (The inspiration of the poet) por Nicolas Poussin