O concerto pastoral (Le Concert champêtre) por Ticiano
c. 1509
TICIANO
O concerto pastoral
Óleo sobre tela (1,05m x 1,37m)
Museu do Louvre, Paris
Ala Denon, 1° andar, sala 711
O assunto exato dessa pintura permanece sendo um mistério. Talvez seja a alegoria de uma poesia, cujos símbolos
- a flauta e a água fresca - são apresentados por duas figuras femininas nuas. No início do século XVI, em Veneza,
havia uma preferência difundida de combinar os mundos material e espiritual na mesma dimensão artística.
Essas musas devem existir exclusivamente na imaginação dos dois homens a quem elas inspiram. Ou talvez o tema seja a “Arcádia mítica” e lendária Era de Ouro amada por humanistas renascentistas. Esses filósofos acreditavam que era possível recuperar a noção de paraíso perdido pela imersão no mundo natural e na vida bucólica. O jovem com o alaúde pode ser um desses nobres refinados, que se refugia em um cenário pastoral, com suas fontes clássicas de inspiração poética e musical. Em qualquer caso, a obra é notável pela atmosfera exuberante composta por suas tonalidades vermelha, marrom, dourada e verde, e pelo equilíbrio impecável entre as figuras e a paisagem.
Originalmente na coleção de Luís XIV, essa obra foi transferida para o Louvre em 1792. Por muito tempo
foi atribuída a Giorgione, um dos primeiros pintores a dar ênfase equivalente à paisagem e às figuras humanas.
Hoje é largamente considerado um dos primeiros trabalhos de Ticiano (Pieve S Cadore, 1488/1490-Veneza, 1576),
que foi profundamente influenciado por Giorgione, um mestre renascentista que morreu jovem.
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